Olá pessoal!

Hoje estou trazendo mais uma dica muito interessante para os professores que gostam de fazer a diferença! 

Preparar uma aula diferenciada é um dos caminhos para termos a tão “sonhada” aprendizagem significativa! A dica de hoje é para você aprender a utilizar um programa gratuito de elaboração de mapas mentais. Você pode criar suas aulas utilizando este recurso e apresentá-la em um datashow ou sala de informática (em espaços presencias), também pode apresentá-la em vídeos (para aulas EAD).

“Os mapas conceituais são instrumentos que facilitam a aprendizagem significativa e, anteriormente, funcionam como instrumentos de avaliação dos conceitos prévios do aluno sobre determinado assunto ou tema. Da perspectiva de visualização de Gaines& Shaw (1995) os mapas conceituais têm possibilidade de serem vistos como diagramas, construídos através do uso de signos, sendo que cada tipo de modo poder determinar (ou ser determinado) pela forma, cor externa ou de preenchimento, enquanto as ligações podem ser identificadas pela espessura da linha, cor ou outras formas de representação. Tendo como referencial a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1978), que propõe que toda aprendizagem é um processo no qual o aprendiz relaciona a nova informação com o conhecimento prévio que há no seu cognitivo, procuramos seguir seu conselho, pois Segundo Ausubel: O fator isolado que mais influencia a aprendizagem é aquilo que o aprendiz já conhece. Descubra o que ele sabe e baseie nisso seus ensinamentos” (Oliveira, Frota e Martins, 2013, p. 3).

Leia o artigo acima completo clicando aqui! O referido artigo trata sobre o uso de mapas mentais na Educação Ambiental, mas podemos utilizá-lo em todas as áreas do conhecimento! Eu mesma o utilizo em aulas de Matemática…e recentemente ensinei os professores da minha escola a utilizá-los também em suas disciplinas! Como estou atuando na Coordenação Pedagógica, procuro compartilhar com os professores o uso de novas tecnologias com os alunos.

windowslivewritervymanotheralternativetofreemind-c91cimage-2 freemind-7

O programa é encontrado facilmente na internet em sites como baixaki, basta instalar e começar a usar. Leia o tutorial, é super simples !!! 

Espero que tenham gostado da dica, qualquer dúvida ou sugestão, por favor, deixe nos comentários abaixo! Ficarei feliz em respondê-los e em ajudá-los!

Se você ainda não assinou… assine a nossa lista especial e receba dicas, ofertas e novidades do site toda semana!

Clique aqui e se inscreva!

1

Clique aqui e se inscreva!

Se acharem interessante, compartilhem este post com seus amigos professores! Basta copiar e colar o link abaixo na sua linha do tempo do facebook ou enviar por e-mail: 

http://professorligado.com.br/mapas-mentais-aprenda-a-usar-o-programa-gratuito-freemind/

Valeu! Um ótimo dia a todos!smiley

Cristina Prado