Olá pessoal!

Segue abaixo lista com indicação de 20 filmes do Projeto "Cinema vai à escola" da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Leia orientações clicando aqui, antes de começar! 

Para baixar o caderno do professor com o roteiro de trabalho para todos os filmes, clique aqui!

A sinopse dos filmes se encontram nos cadernos disponíveis aqui para download!

Filme 1) A Cor do Paraíso

capa de filmeAlgumas possibilidades de trabalho com o filme A Cor do Paraíso:
Áreas curriculares: Linguagens e Códigos / Ciências Humanas
Sugestão de disciplinas: Língua Portuguesa / Filosofia
Tema: Ética e Cidadania (Exclusão / Inclusão Social)

Filme 2) A Rosa Púrpura do Cairo

rosa-purpura-do-cairoAlgumas possibilidades de trabalho com o filme A Rosa Púrpura do Cairo:
Áreas curriculares: Linguagens e Códigos / Ciências Humanas
Sugestão de disciplinas: Língua Portuguesa / Arte / História / Filosofia
Tema: Pluralidade Cultural – Metalinguagem e Figuras de Linguagem

Filme 3) Arquitetura da Destruição

ArquiteturaDaDestruicaoAlgumas possibilidades de trabalho com o filme Arquitetura da Destruição:
Áreas curriculares: Ciências Humanas e Linguagens e Códigos
Sugestão de disciplinas: História e Arte
Temas: Ética e Pluralidade Cultural (Regimes totalitários – o nazismo, Segunda Guerra Mundial1, Respeito mútuo, Justiça, Percepção da produção artística como forma de expressão)

Filme 4) Bendito Fruto

capaAlgumas possibilidades de trabalho com o filme Bendito Fruto:
Áreas curriculares: Códigos e Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza
Sugestão de disciplinas: História, Geografia, Biologia, Língua Portuguesa, Arte
Temas: Pluralidade Cultural, Cidadania, Saúde, Ética (Vida urbana, Linguagem do cotidiano, Mito da democracia racial, Discriminação racial e sexual)

Filme 5) Billy Elliot

capaAlgumas possibilidades de trabalho com o filme Billy Elliot:
Áreas curriculares: Linguagens e Códigos / Ciências Humanas
Sugestão de disciplinas: Língua Portuguesa, Filosofia, História, Geografia
Tema: Ética e Cidadania (Tolerância e Preconceito)

Filme 6) Cantando na Chuva

capaAlgumas possibilidades de trabalho com o filme Cantando na Chuva:
Áreas curriculares: Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências
Humanas
Sugestão de disciplinas: Arte, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, História
Tema: Pluralidade Cultural: as diferentes linguagens

Filme 7) Cinema, Aspirinas e Urubus

cina aspirinas urubus

Algumas possibilidades de trabalho com o filme Cinema, Aspirinas e Urubus:
Áreas curriculares: Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências
Humanas
Sugestão de disciplinas: Língua Portuguesa, Biologia, História, Geografia
Temas: Ética e Cidadania, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo: Segunda Guerra Mundial, Migração e Imigração

Filme 8) Crash, no limite

crashnolimiteAlgumas possibilidades de trabalho com o filme Crash, no Limite:
Áreas curriculares: Linguagens e Códigos / Ciências Humanas
Sugestão de disciplinas: Língua Portuguesa / Língua Inglesa / Geografia/ Filosofia
Tema: Ética e Cidadania (Preconceito)

Filme 9) Crianças invisíveis

criancasinvisiveisAlgumas possibilidades de trabalho com o filme Crianças Invisíveis:
Áreas: Linguagens e Códigos / Ciências Humanas
Sugestão de disciplinas: Arte/ História /Geografia
Tema: Ética (Direitos da Criança, Responsabilidade Social, Valores Éticos)
Sugestão de assuntos: Gênero do filme, construção das personagens e situações, aspectos estéticos de cenas/imagens, contexto histórico, matrizes culturais

Filme 10) Diários de Motocicleta

diario motocicletaAlgumas possibilidades de trabalho com o filme Diários de Motocicleta:
Áreas curriculares: Linguagens e Códigos / Ciências Humanas
Sugestão de disciplinas: Língua Portuguesa / Geografia / História /
Filosofia
Tema: Ética e Cidadania (Formação e transformação da identidade do indivíduo, Conflitos sociais)

Filme 11) Final Fantasy

Final-FantasyAlgumas possibilidades de trabalho com o filme Final Fantasy:
Áreas curriculares: Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza
Sugestão de disciplinas: Língua Portuguesa, Inglês (LEM), Arte, Física
Tema: Pluralidade Cultural: Cultura Jovem

Filme 12) Frankenstein

frankensteinAlgumas possibilidades de trabalho com o filme Frankenstein:
Áreas curriculares: Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Humanas
Sugestão de disciplinas: Língua Portuguesa, Arte, Física, Biologia, Química, História, Geografia
Temas: Ética e Pluralidade Cultural: Literatura Fantástica, Romance Gótico, Teatro, Ética e Experimentação Científica, Ficção Científica, Cultura Alemã.

Filme 13) Língua, Vidas em Português

lingua vidas em portuguesAlgumas possibilidades de trabalho com o filme Língua, Vidas em Português:
Áreas curriculares: Ciências Humanas, Linguagens e Códigos
Sugestão de disciplinas: História, Geografia, Língua Portuguesa, Literatura
Tema: Pluralidade cultural: o império colonial português, a rota do império colonial português; Lusofonia: as identidades culturais existentes em países e regiões falantes da língua portuguesa, como Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste e por diversas pessoas e comunidades; A literatura produzida nesses países que falam e escrevem a língua portuguesa.

Filme 14) Narradores de Javé

NARRADORES DE JAVÉ

Algumas possibilidades de trabalho com o filme Narradores de Javé:
Áreas curriculares: Linguagens e Códigos / Ciências Humanas
Sugestão de disciplinas: Língua Portuguesa / História / Geografia /Filosofia
Tema: Ética e Cidadania (memória / história oral / patrimônio imaterial)

Filme 15) O Fim e o Princípio

O FIM E O PRINCÍPIOAlgumas possibilidades de trabalho com o filme O Fim e o Princípio:
Áreas curriculares: Linguagens e Códigos / Ciências Humanas
Sugestão de disciplinas: Língua Portuguesa / História / Geografia /Filosofia
Tema: Ética e Cidadania (registro de uma comunidade)

Filme 16) O Pagador de Promessas

pagador de promessasAlgumas possibilidades de trabalho com o filme O Pagador de Promessas:
Áreas curriculares: Linguagens e Códigos e Ciências Humanas
Sugestão de disciplinas: Arte, Língua Portuguesa e Sociologia
Temas: Ética, Pluralidade Cultural (gênero e simbologia da linguagem cinematográfica, literatura popular, sincretismo religioso)

Filme 17) O Planeta Branco

O PLANETA BRANCOAlgumas possibilidades de trabalho com o filme O Planeta Branco:
Áreas curriculares: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza
Sugestão de disciplinas: Geografia, Biologia, Língua Portuguesa, Arte
Temas: Meio Ambiente, Saúde e Ética: localização geográfica, fenômenos naturais, ciclos de vida dos seres vivos, cadeias alimentares, correntes migratórias, comportamento animal, aquecimento global, transformações da paisagem e as estações do ano.

Filme 18) Puts! A Coisa tá feia

Putz! A coisa tá feiaAlgumas possibilidades de trabalho com o filme Putz! A Coisa Tá Feia:
Áreas curriculares: Linguagens e Códigos / Ciências Humanas
Sugestão de disciplinas: Língua Inglesa / Língua Portuguesa / Filosofia
Tema: Ética e Cidadania (exclusão / inclusão social)

Filme 19) Terra de Ninguém

TERRA DE NINGUÉMAlgumas possibilidades de trabalho com o filme Terra de Ninguém:
Área curricular: Ciências Humanas
Sugestão de disciplinas: História e Geografia
Temas: Ética e Pluralidade Cultural (Guerra Fria, Geopolítica nos Bálcãs, Respeito Mútuo, Repúdio à discriminação baseada em diferenças étnicas, religiosas e culturais).

Filme 20) Vida de Menina

vidademenina

Algumas possibilidades de trabalho com o filme Vida de Menina:
Áreas curriculares: Linguagens e Códigos / Ciências Humanas
Sugestão de disciplinas: Língua Portuguesa / Geografia / História /Filosofia
Tema: Ética e Cidadania (Relações de gênero / Relações de trabalho / Formação do sujeito / Patrimônio histórico)

 

Clique aqui e baixe o caderno do professor com os roteiros para trabalhar em sala de aula!

O caderno está em formato PDF, se não conseguir abrir, instale Adobe Reader no seu computador, clicando aqui!

Gostou deste post? Deixe seu comentário logo abaixo, ficarei muito feliz em saber sua opinião! Muito obrigada!